19 de fevereiro de 2013


Dicas para viver bem a Quaresma


Para vivermos bem a Quaresma deste ano, vão aqui algumas dicas ou pontos importantes. Primeiro, escuta da Palavra de Deus. A Palavra de Deus nos vem na história, nas Escrituras, na Pregação Litúrgica. Toda atenção é pouca nas leituras bíblicas dos domingos da Quaresma. Quem tiver a felicidade de acompanhar as leituras diárias da liturgia, muito melhor. Na missa, no rádio, nas redes católicas de TV: hoje as possibilidades são inúmeras para isto. As próprias bíblias já trazem o roteiro das leituras da Quaresma.  O tempo é de aprofundamento da Bíblia, Então, ler em casa a Bíblia. Então, primeiro que tudo, nesta Quaresma toda atenção à santa palavra de Deus. Ela nos convoca à conversão. Ela nos estimula no crescimento na fé, na perseverança da caridade, na firmeza da esperança. E nos leva também à Oração.


Chegamos ao segundo ponto para a vivência da Quaresma. Oração. É tempo de rezar mais e melhor. É na quaresma que se faz cada sexta-feira a via-sacra. São 7 sextas-feiras. A última é a sexta-feira da paixão. O conselho pra todo mundo é: não perder as celebrações dominicais em sua comunidade. Rezar diariamente. Ter cada dia seu momento de oração pessoal. Rezar.

Audição da Palavra de Deus, Oração. Já foram duas dicas. Lá vai a terceira. Jejum. Ninguém se assuste. Não é de agora que a Igreja nos pede o jejum. Todas as religiões que se prezam recomendam esta prática. O jejum, durante a quaresma, está marcado para os católicos para a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira da paixão. E abstinência de carne todas as sextas-feiras da quaresma. O jejum educa a gente, vocês sabem disto. Ajuda a quebrar o nosso egoísmo, a nossa presunção, o nosso orgulho. Sobretudo nos ensina a solidariedade. Porque jejum que se preze é partilha: a gente passa para quem está com fome aquilo que nós deixamos de comer. E é aí que está a novidade do jejum dos cristãos: jejuar é, sobretudo, repartir com os famintos e necessitados o nosso alimento.

Três coisas já foram lembradas: Audição da Palavra de Deus, Oração, Jejum. E lá vai a quarta: Realizar gestos de fraternidade. Fazer concretamente alguma coisa pelos outros que precisam mais. Os profetas falavam de partilha de comida, da roupa, da água... Jesus fala do faminto, do sedento, do doente, do encarcerado, do maltrapilho... quem for fraterno com estes irmãos e irmãs, está sendo  fraterno com o filho de Deus, Jesus Cristo. Por isso na quaresma também se fala de esmola. Mas,  muita gente fica pensando logo num trocado que se dá a alguém. E a esmola de que se fala na quaresma é a partilha dos nossos bens com quem está passando necessidade.

Com a graça de Deus temos, no Brasil, a Campanha da Fraternidade, que justamente tem o seu momento forte na Quaresma. Assim, ninguém pode confundir gesto de fraternidade com apenas uma feirinha que se dá, ou uma ajudinha financeira a uma família pobre. A Campanha da Fraternidade cada ano aponta onde Jesus está esperando nosso gesto de fraternidade. A Igreja está nos apontando, neste ano, a juventude. Os jovens esperam de nós, que somos Igreja, o acolhimento, o testemunho, o apoio. Eles querem conhecer mais Jesus Cristo, eles querem ocupar o lugar deles na Igreja e na Sociedade.... é no compromisso com a vida e a salvação da juventude que o Senhor Crucificado e Ressuscitado está esperando ser acolhido, amado e  servido. Por nós. Nesta Quaresma. E sempre.

Pe. João Carlos Ribeiro

Fonte: http://www.padrejoaocarlos.com

Evangelho (Mateus 6,7-15)
Terça-Feira, 19 de Fevereiro de 2013
1ª Semana da Quaresma



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

I Etapa da Assembleia Paroquial de Igaracy PB 16/02/2013


Oração para a Assembleia Paroquial
Senhor Jesus Cristo,



Tu que sentias compaixão ao olhar para a multidão, que era como ovelhas sem pastor, vem fazer-Te presente na vida de nossa Paróquia.

Tu que, sedento, pediste de beber à Samaritana. Dá-nos a alegria de reconhecer que Tu, Senhor, tens sede de que tenhamos sede de Ti.

Senhor Jesus Cristo, Tu que ofereceste a água viva, cativa o nosso coração para que possamos exclamar: “a minha alma tem sede de Deus, pelo Deus vivo anseia com ardor”.

Tu que ofereceste a água que mata a sede e jorra para a vida eterna, desperta em nossa Paróquia o pedido permanente: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede”.

Senhor Jesus Cristo, Vós sois o caminho, a verdade e a vida, dá-nos coragem de pronunciar a verdade e mais coragem para acolhê-la com amor.

Senhor Jesus Cristo, Tu te revelaste como Messias, dá-nos a graça de Te reconhecer a cada momento de nossa história, na cruz na ressurreição.

Tu que despertaste nos Apóstolos a vocação de Pastores, conceda aos nossos pastores sabedoria para conduzir o vosso Povo. Faze com que o encontro Contigo e com os irmãos, em nossa Assembleia Paroquial, converta a nossa vida, fazendo-nos livres para abandonar o que nos impede de ser teus discípulos missionários a serviço dos outros, a fim de que o testemunho da comunhão e da missão desperte neles o desejo de te encontrar.

E tu, Mãe, Nossa Senhora dos Remédios, ajuda-nos a servir o teu Filho com a mesma dedicação e obediência que serviste a Deus. Abençoa nossa Assembleia Paroquial, para que transborde amor entre nós e um desejo sincero de fazer tudo a partir de Cristo e para Cristo.

Amém.


Vejam as fotos: 


















Parabéns