31 de janeiro de 2013

Roteiro de Adoração ao Santíssimo


VIGIAI E ORAI

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO PARA QUINTA-FERIA SANTA





ANIMADOR : Celebraremos a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor. Eis o tempo da graça! Eis a hora da salvação! Aproveitemos bem este tempo. Temos uma oportunidade única de parar, rever a nossa vida à luz da fé em Jesus que se entregou e  morreu por amor a cada um de nós. Esta atitude vai nos levar a recolocá-lo no centro da nossa vida. E mesmo em meio às tribulações, às dores e sofrimentos do tempo presente, encontraremos a verdadeira paz que jorra do lado aberto de Jesus na cruz.

LEITOR 1: Meditemos a Palavra do Senhor que nos convida à oração e a vigia:
Leitura do Evangelho de São Mateus : (Mt 26,36-39)

36. Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar.  37. E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.  38. Disse-lhes, então: Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo.  
39. Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres.

CANTO : A TI MEU DEUS

LEITOR 2: Assim como os discípulos, muitas vezes também nós, não temos forças para vigiar, para permanecer fiéis a Jesus que nos diz: (Mt 26,40-45)

40. Foi ter então com os discípulos e os encontrou dormindo. E disse a Pedro: Então não pudestes vigiar uma hora comigo... 41. Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.
42. Afastou-se pela segunda vez e orou, dizendo: Meu Pai, se não é possível que este cálice passe sem que eu o beba, faça-se a tua vontade!  43. Voltou ainda e os encontrou novamente dormindo, porque seus olhos estavam pesados.  44. Deixou-os e foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.  45. Voltou então para os seus discípulos e disse-lhes: Dormi agora e repousai! Chegou a hora: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores...

CANTO : Dá-me a graça.

Dá-me a graça de sentir o Teu perdão / Pois sozinh'eu não consigo perdoar / Tu que sondas o meu coração, Senhor  / Sabes, pois, que ainda não sei amar / Quantas vazes odiei, Senhor Jesus, /Magoei quem mais devia amar / Não aceitei desculpas nem perdão / De todo ódio que eu senti, liberta o meu coração /
Perdão, Senhor, perdão (2x) / Transforma o meu coração de pedra / Num vaso de amor... de amor

ANIMADOR : Santíssimo Jesus, pela infinita caridade com que quisestes sofrer a fraqueza humana para o nosso bem e nossa felicidade, nós Vos pedimos o perdão de nossas culpas e um amor para Convosco que abrase nosso coração de tal sorte que só procuremos a Vossa honra e a Vossa Glória.

LEITOR 3 : Jesus, que morreu por nós numa cruz, perdôa-nos por dedicarmos tão pouco de nossas vidas a Ti. Pelas vezes que rezamos pouco, meditamos pouco a Tua Palavra, porque nossa carne é fraca.

TODOS :  Tende compaixão de nossas fraquezas, perdoai-nos, Jesus.

LEITOR 4 : Jesus, pedimos perdão pelo nosso egoísmo, por não amarmos nosso irmão como deveríamos, por não o aceitarmos como ele é, por nosso amor não ser incondicional.

TODOS :  Tende compaixão de nossas fraquezas, perdoai-nos, Jesus.

LEITOR 5 : Jesus, nos perdoe por não cuidarmos do meio em que vivemos, da nossa natureza, por não termos vivido intensamente a Campanha da Fraternidade, por nosso consumismo, materialismo, pela nossa ganância.

TODOS :  Tende compaixão de nossas fraquezas, perdoai-nos, Jesus.

ANIMADOR : Em silêncio, façamos individualmente nosso pedido de perdão a Jesus. (momento de silêncio)

ANIMADOR : Peçamos todos...

TODOS :  Tende compaixão de nossas fraquezas, perdoai-nos, Jesus.

CANTO : CURA-ME

ANIMADOR : Apesar de nossas faltas Jesus nos ama incondicionalmente, ouçamos o que Ele nos diz: (Jo 14; 15; 16)

LEITOR 6 : (Jo 14,1-4)

1. Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.  2. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. 3. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.
4. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.

(Jo 14)
TODOS :  5. “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”

LEITOR 7 :
6. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 7. Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto.”

TODOS : 8. “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.”

LEITOR 10 :

9. “Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. Aquele que me viu, viu também o Pai... 

TODOS : Ó Jesus, Deus de bondade, da paz e Autor da vida, enchei nossos corações de vosso divino amor!.

LEITOR 11 :

12. “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.”

TODOS :  Jesus, nós cremos em Ti e queremos caminhar ao encontro do Pai.

LEITOR 12 :

15. Se me amais, guardareis os meus mandamentos.

TODOS : Jesus, nos dê forças para guardarmos os Teus mandamentos.

LEITOR 13 :

26. “o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-à todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.”

TODOS : Espírito Santo, permanece conosco e ensina-nos à amar.

(Jo 15)
LEITOR 14 :

1. Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará;
2. e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. 3. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. 4. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

TODOS : Espírito Santo, nos ajude a permanecer em Jesus, para darmos muitos frutos.

LEITOR 15 :

9. Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. 13. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. 17. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros.

TODOS : Ó Jesus, Deus de bondade, da paz e Autor da vida, enchei nossos corações de vosso divino amor!

CANTO : TE AMAREI

LEITOR 16 : (Jo 15,18-27; 16,1)

18. Se o mundo vos odeia, sabei que ele me odiou primeiro. 20. Lembrai-vos da palavra que vos disse: O servo não é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa.  26. Quando vier o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.  27. Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.  
1. Eu vos disse tudo isso para que não sucumbais à provação.

TODOS : Senhor, livra-nos das tentações do mundo.

LEITOR 17 : (Jo 16,5-13)

5. Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais? 6. Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração. 7. Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. 13. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.

TODOS (CANTANDO) : Envia Teu Espírito Senhor, e renova a face da terra.

LEITOR 18 : (Jo 16,16-33)

16. Ainda um pouco de tempo, e já me não vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver, porque vou para junto do Pai. 20. Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo há de se alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria.
23 ... Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará. 25Disse-vos essas coisas em termos figurados e obscuros. Vem a hora em que já não vos falarei por meio de comparações e parábolas, mas vos falarei abertamente a respeito do Pai. 26. Naquele dia pedireis em meu nome, e já não digo que rogarei ao Pai por vós. 27. Pois o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus. 28. Saí do Pai e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e volto para junto do Pai.
33. Eu vos disse essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.

ORAÇÕES COMUNITÁRIAS :

HOMENS : Santíssimo Jesus e Bom Pastor de nossas almas, pela infinita caridade com que Vós quisestes deixar sacramentado para nosso socorro, amparo e consolação, nós vos pedimos que não consintais que nossos corações tenham amor e interesse mais do que a Vossa Honra e a Vossa Glória. Amém.

TODOS : Bom Jesus, nós vos louvamos no sacramento do Amor; sede sempre para nós um compassivo Senhor!

MULHERES : Santíssimo Jesus, Mestre de paciência e bondade, pela mansidão e pelo sofrimento consentistes que Vosso indigno discípulo Vos recebesse. Pedimos que não permitais que nós pecadores sem a Sua graça Vos recebamos, mas antes enchei-nos de uma grande pureza e perfeita caridade, para termos o prazer de muitas vezes comungar e louvar-Vos. Amém.

TODOS : Bom Jesus, sejais Bendito, pois sois Nossa Redenção; sois toda nossa ventura. nosso amparo e nossa consolação.

MULHERES : Ó bondade infinita do meu Jesus, que quisestes nascer sobre a terra, experimentando logo as tiranias do cego mundo para assim ensinardes aos vossos escolhidos e lhes conseguirdes a felicidade eterna, nós vos pedimos que purifiqueis os nossos corações do vil interesse por honras e riquezas e os enchei dos puros sentimentos de que é dotado o Vosso, para que assim, desprezando tudo que é terreno, só a vós louvemos e amemos. Amém.

TODOS : Ó Jesus Divino, nossa vida, nosso amor, enchei o nosso espírito de um verdadeiro fervor.

CANTO :  PODES REINAR
ANIMADOR : Quando enfrentamos na fé a nossa via dolorosa dos sofrimentos, enfermidades, perdas, angústias e desilusões, amadurecemos; vamos aprendendo a buscar somente as coisas essenciais para a nossa vida. Nasce em nós uma busca de Deus ou um retorno a Ele com uma força para testemunhá-lo.
Jesus venceu a morte e ressuscitou! E com Ele ressuscitaremos também! Cristo Ressuscitado vive em nossos corações em face aos nossos sofrimentos, provas e dores. Ele próprio levanta-nos, consola-nos, nos faz permanecermos firmes na confiança  com Ele: “Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. Quando injuriado não retribuía às injúrias; atormentado não ameaçava; antes colocava sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. Sobre a cruz carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que mortos para os pecados vivamos para a justiça” (I Pd, 2,21-24).

CANTOS

CANTO : A TI MEU DEUS (SL. 25)
A Ti meu Deus, elevo meu coração,
Elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz.
A Ti meu Deus, eu quero oferecer meus passos
E meu viver, meus caminhos, meus sofrer.

A Tua ternura Senhor, vem me abraçar.
E a Tua bondade infinita me perdoar.
Vou ser o Teu seguidor, e Te dar o meu coração Eu quero sentir o calor de Tuas mãos.

A Ti, meu Deus, que és bom e que tens amor,
Ao pobre, ao sofredor, vou servir e esperar.
Em Ti, Senhor, humildes se alegrarão,
Cantando a nova canção de esperança e de paz.


CANTO : CURA SENHOR
Vamos Jesus passear na minha vida.
Quero voltar aos lugares em que fiquei só.
Quero voltar lá contigo, vendo que estavas comigo.Quero sentir Teu amor a me embalar.

 Cura Senhor onde dói. Cura Senhor bem aqui.
Cura Senhor onde eu não posso ir. (2x)

Quando a lembrança me faz adormecer.
Sabes que a espada de dor entra em meu ser.
Tu me carrega nos braços, lava-me com teu abraço./ Sinto minha alma a chorar junto de Ti.

 Tantas lembranças eu quero esquecer.
Deixam um vazio em minh’alma em meu viver.
Toma Senhor meu espaço, te entrego todo cansaço. / Quero acordar com tua paz a me aquecer.




CANTO : TE AMAREI
Me chamaste para caminhar na vida contigo,
decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás.
Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, é difícil agora viver sem lembrar-me de Ti.

Te amarei, Senhor (bis),  eu só encontro 
a paz e a alegria bem perto de Ti (2x)

Eu pensei muitas vezes parar e não dar nem resposta. Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de Ti, mas Tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido. É difícil agora viver sem saudades de Ti.
Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário,
pois conheces a minha fraqueza e o meu coração.
Vem ensina-me a viver a vida na Tua presença,
no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.


CANTO :  PODES REINAR
Senhor eu sei que é Teu este lugar, 
todos querem Ti adorar, toma a tua direção.
Sim oh vem, oh Santo Espírito os espaços preencher,
reverência a Tua voz vamos fazer.


Podes reinar, Senhor Jesus oh sim. O Teu poder teu povo sentirá.
Que bom Senhor saber que estás presente aqui, reina Senhor neste lugar. 

Visita cada irmão oh meu Senhor,
dá-lhe paz interior e razões prá Ti louvar.
Desfaz todas tristezas, incertezas, desamor,
glorifica o Teu nome oh meu Senhor.

Fonte: Catequese Católica

2 comentários:

  1. A igreja sempre se engrandece com irmãos dedicados a fazer o bem.isso s~´ao vces que colocam ao alcance de todos acervo utilissimos para o nosso dia a dia paroquial.Obrigado senhores(as) por tão bonita dádiva.adorei. Dr. Comendador Marcos Cabral

    ResponderExcluir
  2. Depois desse trabalho vocês não atualizaram? Eu gostei. Parabéns🙏.

    ResponderExcluir