7 de maio de 2011

SEMANA SANTA: Missa da Santa Ceia e Rito do lava-pés

O Evangelho da missa Ceia do Senhor(Jo 13,1-15) nos relata o lava-pés dos discípulos. Este Evangelho nos mostra o tema do amor fraterno, intimamente ligado à Eucaristia, pois ela é o “sacramento do amor”. Celebrar o sacrifício da missa é nos comprometer com o amor e o serviço aos irmãos. É seguir a doutrina de amor que Cristo nos ensinou. O gesto de Jesus ao lavar os pés dos discípulos, os espantou. O Mestre lavando os nossos pés? Como pode ser isso? Mas Jesus realiza com este gesto uma lição de amor e de serviço: “Eu não vim ao mundo para ser servido, mas para servir! Vendo o espanto dos discípulos, nosso Senhor diz: “Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, também vós o façais”.

Nesta missa, evocando este gesto de Jesus, doze pessoas são escolhidas para representar os apóstolos. São colocadas à vista de todos no presbitério e o presidente da celebração, usando um avental, pega uma toalha, derrama água e lava os pés de cada um dos representantes dos apóstolos. Depois os enxuga. Durante esta cerimônia o grupo de canto entoa alguns cantos tradicionais que evocam o momento em que o Mestre lava os pés de seus apóstolos. Nesses cantos é comum aparecer as seguintes palavras proferidas por Cristo: “Eis que eu vos dou um novo mandamento, deixo, ao partir, nova lei: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.

A missa da Ceia do Senhor, além da instituição da Santa Eucaristia, nos transmite a mensagem do serviço mútuo. A lavagem dos pés dos discípulos simbolizou profundamente o ato supremo de Jesus de serviço amoroso a toda humanidade, a ponto de chegar ao sacrifício da sua própria vida em expiação dos nossos pecados. Nesse sentido, Cristo deseja que o sigamos até mesmo nas menores coisas, e também se necessário dar nossas vidas por sua causa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário