23 de dezembro de 2010

Preparar os presentes de Natal


É importante lembrarmo-nos de que é o aniversário de Jesus que comemoraramos no Natal, não o nosso. Milhões de pessoas pensam: “O que eu quero para o Natal?” Muito poucas pensam o que realmente se deveria pensar: “O que Jesus quer no dia do seu aniversário?”

Que queremos de presente no Natal?

Julgo não ser muito tarde para pensarmos nisso, até porque suponho que a esta altura já o teremos dito, ou insinuado, aos nossos parentes e amigos.

É muito agradável a troca de presentes por ocasião do Natal. No entanto, não devemos ficar tão entusiasmados com ela e com os outros festejos natalinos que esqueçamos o verdadeiro significado do dia. Os jornais, as revistas, a televisão trazem tantos anúncios e sugestionam-nos com tantos presentes – milhares! – que até podemos pensar que Deus nasceu num estábulo para termos todos os anos um lindo presente aos pés da árvore de Natal. Temos de arranjar uma maneira de nos lembrarmos sempre de que Jesus não nasceu em Belém para nos proporcionar um dia de comemoração todos os anos. Deus veio à terra com uma única finalidade: nos salvar.

Nós, a quem Deus ama tanto, estávamos perdidos para Ele por causa do pecado. Mas Ele não nos deixou ir embora sem mais nem menos. O Senhor estava disposto a fazer fosse o que fosse para nos fazer regressar ao caminho de Deus.

O plano divino é fantástico. Deus veio em nossa busca. Quis nascer como uma criança simples e morrer como qualquer outro homem. Com a sua vida e e a sua morte, pagou o “preço” pelos nossos pecados e obteve as graças de que necessitávamos. Tirou-nos do plano inclinado em que nos encontrávamos e colocou-nos novamente no caminho do Céu.

O verdadeiro significado do Natal é o inacreditável amor que Deus tem por nós. Esta é a mensagem que o Menino Deus nos dirige a partir das pobres palhas entre as quais nasceu.

Esta mensagem é um verdadeiro mistério! Como pode Deus amar-nos tanto, conhecendo-nos tão bem? Duvido que mesmo no Céu, depois da nossa morte, consigamos compreender completamente a resposta a esta pergunta.

Mas voltemos aos presentes. É muito importante para nós lembrarmo-nos de que é o aniversário de Jesus que comemoraramos no Natal, não o nosso. Milhões de pessoas pensam: “O que eu quero para o Natal?” Muito poucas pensam o que realmente se deveria pensar: “O que Jesus quer no dia do seu aniverário?”

Espero que estejamos entre os que fazem esta última pergunta. Se amamos Jesus o suficiente para fazer essa pergunta, com certeza já conhecemos a resposta: “Quero almas”, grita o Menino da mangedoura. “Para isso vim e para isso nasci. Por favor, por favor, dêem-me almas”.

A primeira alma que Ele quer é a nossa. Mas, essa já lhe demos. Amamo-lo. Procuramos viver em estado de graça. Fazemos oração com regularidade, frequentamos os sacramentos e assim crescemos no amor de Jesus.

A nossa alma é com certeza um belo presente para levar ao Menino. Mas quem gosta de ganhar apenas um único presente de Natal? Não esperamos encontrar mais de um embrulho com o nosso nome em baixo da árvore na manhã de Natal? Jesus também merece mais presentes. Já lhe demos a nossa alma. Com certeza, quereremos ser generosos e dar-lhe outras almas.

Como faremos isso? De muitas maneiras. A primeira e mais simples de todas consiste em rezar todos os dias pelos pecadores e pelos que não têm fé; melhor ainda, pôr esta intenção sempre que digamos uma oração. Se ainda não o fazemos, podemos começar já. Também podemos rezar de uma maneira especial pelas missões, pelo trabalho dos missionários e pelas nações onde trabalham.

Outra maneira que temos para dar almas a Jesus consiste em sermos nós mesmos “missionários”. Todos conhecemos gente que tem preguiça de ir à missa no domingo, que não vai nunca a palestras de formação ou meditações, que não se confessa há muito tempo. Talvez possamos ajudar essas pessoas. A alguns, podemos dizer: “Se você quiser, passo na sua casa no domingo para irmos juntos à missa” Ou ainda: “Estou indo confessar-me; não quer vir comigo?” Podemos também convidar um amigo para assistir àquela meditação semanal que tanto nos ajuda. E haverá mesmo um rapaz ou uma moça que não sejam católicos a quem podemos começar a instruir na fé, para que, conhecendo, comecem a crer. Talvez se disponham a assistir a alguma palestra ou cheguem mesmo a ir à missa para ouvirem uma homilia, se prometemos ir com eles. Agindo assim, ficaremos contentes de descobrir outras almas para oferecer a Jesus.

O Natal chegará em breve. Por que não procurar os presentes para deixarmos ao lado da mangedoura no dia em que o Senhor faz anos? Mas não esqueçamos: devemos estar seguros de que o nosso próprio coração está entre esses presentes.
Por Leo J. Trese

Um comentário:

  1. feliz natal para todos de pastorais e p nosso Pe Jakson.
    CONVITE:
    Maria e José de Nazare convidam vc e sua familia p a festa do meu aniversario.
    data:
    25 de Dezembro
    local:seu coraçao
    Os participantes da festa serao contemplados c creditos infinitos de graça p um ano todo,podendo sacar,diariamente,sem limite de horario, a soma de bençaos de q necessitaem.
    Por favor confirmar sua presença atraves da oraçao e da imitaçao dos meus atos.
    Agradeço por todo esforço q vc fará na preparao espiritual na minha festa!
    ABRAÇO E BENÇAOS DE JESUS DE NAZARE

    ResponderExcluir